Eu sou gigante,
eu sou o melhor, eu sou aquele que todas as empresas gostavam de ter mas não
podem…
Espera espera,
ESPERA!!! Há algo errado nesta figura, certo? A maioria de nós passamos o tempo
a pensar nas contas que temos para pagar, no emprego que é chato e requer um
esforço tremendo, nos dias que não têm horas suficientes para a realização de
todas as tarefas, no chefe que é tão chato que já nem o conseguimos ver, na
dificuldade matinal em sair da cama, naquela impossível promoção que de tão
impossível já nem pensamos nela, na, no, na…
A capacidade de
estar sempre ou quase sempre altamente motivado é sem dúvida uma tarefa que
requer algum treino e que muitos nem com todo o treino do mundo conseguem
atingir, eu chamo-lhes “queixosamente felizes”.
A capacidade de
fazer crescer um músculo, como muitos marombeiros* sabem, deriva da capacidade
de infligir lesões no músculo de forma controlada para que no processo de
reposição das células danificadas se proporcione o crescimento de novas células
que, por derivarem da fragilidade das anteriores, se desenvolvam maiores e mais
fortes.
Na vida, na
carreira, no dinheiro e em tudo o que se possa imaginar, o processo é idêntico.
É necessário infligir algum tipo de dano controlado para se chegar ao objetivo,
que em analogia ao músculo, nunca é grande o suficiente.
Todos temos
limitações, mas as maiores limitações de todas são as que colocamos a nós mesmos.
Não sou qualificado o suficiente, não tenho experiência, não tenho tempo, não
sei se sou capaz, não tenho dinheiro para isso, a minha mãe não deixa e o meu
pai não quer!!!
Começando pela
definição dos objetivos,
- Define-os 10x superiores ao que a tua cabeça te diz ser razoável. A tua cabeça não está boa!
- Repete-os incessantemente na tua cabeça;
- Não penses no como atingi-los, apenas define-os;
- Faz alguma coisa por dia para os atingir;
- Torna-te obcecado pelos objetivos;
- Pensa nos objetivos como se já os tivesses alcançado e define novos;
Vamos explicar:
·
Define-os 10x superiores ao que a tua
cabeça te diz ser razoável. A tua cabeça não está boa!
Qual é a única vez
que não impões limitações a ti próprio? Quando estás a sonhar acordado, certo?
As nossas cabeças
são formatadas desde a infância para pensar de uma certa forma e é difícil
pensar diferente do que fomos treinados para fazer. Ex: se és assistente de
escritório não te pensas como sendo CEO da empresa Certo? Ou se és mecânico não
te pensas como gestor técnico de várias oficinas. Também se ganhas 1000 euros
por mês não vez como podes vir a ganhar 10.000.
Então sonha, mas
sonha para que tu próprio acredites que é possível, sonha grande e obriga-te a sentir
como se fosses já aquilo que sonhas ser e tivesses o que queres ser.
·
Repete-os incessantemente na tua cabeça;
Repetição é a
forma mais eficaz de programares a tua cabeça. Na escola te obrigavam a cantar
a tabuada… 2x1, 2, 2x2,4, 2x3… e não é que funciona! Todos sabemos a tabuada
mais ou menos bem por via dessa repetição, queres uma prova? Pensa lá rápido 2x13!!!
Já não é tão rápido certo? Pois o treino só ia até 10!
Assim como na
tabuada, se tiveres pensamentos constantes e repetitivos no que respeita ao que
tu queres e ao teu ambicioso objetivo traçado 10x acima do que tu próprio achas
razoável a tua mente automaticamente passará a desenvolver sistemas automáticos
que te conduzirão a eles, seja por via de estares mais atento às oportunidades
ou por via de ideias novas de como lá chegar. O universo faz o resto.
·
Não penses no como atingi-los, apenas define-os;
Quando o Richard
Brandson começou uma revista para estudantes que servia como meio publicitário
para alguns negócios locais achas mesmo que ele imaginava que uns anos mais
tarde iria ter uma companhia aérea e uma que ambiciona promover viagens ao
espaço? Claro que não!!!
Se pensares
demasiado em como atingir um objetivo estás a condicionar à partida a sua
implementação. Mais uma vez a velha forma de pensar vai entrar em ação, vais
começar a pensar nas 350.000 coisas que podem correr menos bem, na dificuldade
que vais ter em fazer passar a tua mensagem, vais pensar no que os outros vão
pensar de ti quando descobrirem o que estás a tentar fazer, vais pensar na tua
mãe e nos conselhos do teu pai…
Deixa tudo isso
para trás e sempre que esses pensamentos vierem diz bem alto “obrigado pela
partilha mas não quero os teus conselhos!”
·
Faz alguma coisa por dia para os atingir;
Ao fim de uns
dias a pensar no mesmo e repensar e voltar a pensar e nada acontecer vais ter
uma voz a dizer: isto são balelas, já estou cansado de pensar nisto tudo e nada
acontece.
Automaticamente a
tua cabeça deixa de pensar nos tais objetivos tão altos e vence a razoabilidade
que te pedi para não ouvires quando definiste os objetivos. Então não a ouças e
de novo continua a tua tarefa de pensar alto.
Fazer alguma coisa todos os dias para o objetivo inclui:
Fazer alguma coisa todos os dias para o objetivo inclui:
- Pesquisar como é ser o que queres ser
- Visualizar como o seria ser
·
Procurar
informação sobre o objetivo (outros já o alcançaram há muita informação sobre
ele)
Tal como qualquer
outro desejo que possas ter tido em determinada altura da tua vida procura
sempre mais e mais informação sobre o objetivo. Se tivesses em vista comprar um
carro novo não investigarias como é? as características? a possível cor? Então faz
o mesmo para o teu objetivo.
·
Torna-te obcecado pelos objetivos;
Tudo é impossível
até que seja feito!
Tudo é possível desde
que seja esse o teu desejo e tudo está ao teu alcance se real e verdadeiramente
o desejares. Já alguma vez te apaixonaste ou talvez tivesses um desejo quase incontrolável
de conhecer e talvez namorar alguém? Lembraste de como obcecado eras? Não era
ela/ele a primeira coisa que pensavas assim que acordavas e a última que
pensavas antes de dormir? É mesmo disso que se trata, ficar obcecado pelo
objetivo ao ponto de sonhar acordado com ele e como seria se já la estivesses.
·
Pensa nos objetivos como se já os tivesses
alcançado e define novos;
Voltando ao músculo,
depois dum certo tempo a treinar o músculo nunca parece grande o suficiente
para que possas parar o treino, e mesmo os atletas que se dedicam
exclusivamente a isso nunca estão ao nível que sinceramente desejam.
Depois de
traçares os objetivos, e mesmo que te pareça que não está verdadeiramente a acontecer,
vais concluir que, por estares tão focado nele já estas a traçar um novo em que
o ponto de partida não é onde estás hoje mas sim aquele que desejaste.
Como faria a
pessoa que eu quero ser aquilo que estou prestes a fazer agora!
*marombeiros=
termo Brasileiro para os que treinam musculação.
Continua a
sonhar. Mais dicas a chegar fica ligado.
ABM
Sem comentários:
Enviar um comentário